sábado, 10 de janeiro de 2015

Igreja São Luiz Gonzaga, Cedral-SP.

Igreja São Luiz Gonzaga, matriz de Cedral (2015)

 No Brasil é muito normal as igrejas católicas serem um centro centralizador do início de muitas cidades. Muitas cidades, para citar uma, São José do Rio Preto, surgiram como distrito através de doações de terras para igreja e posterior construção de uma pequena capela.
Mas, mesmo quando o início de uma localidade não está ligado necessariamente ao surgimento de pequenas capelas, elas acabavam realizando um papel centralizador numa sociedade majoritariamente católica. Exerciam influências políticas, moral e social além de pregar o catolicismo é claro.

Primeira matriz de Cedral, década de 1920.

Não podemos negar que essas igrejas estão presentes na cultura da grande maioria das cidades do Brasil, sendo que em pequenas cidades do interior elas acabam se identificando com a própria cidade. Fazem parte do cenário e tem um papel comunitário, social e político relevante.
A igreja São Luiz Gonzaga é a matriz de Cedral. Cavalheiro e Laurito, já a citavam no final da década de 1920 do século XX. Foi a primeira capela da cidade, construída em terras que foram doadas pela família Dicatti.
O curato de Cedral (instalação a paróquia), aconteceu em 24 de fevereiro de 1.921, sendo o primeiro cura (padre) o Revdo. Antônio Augusto Dias.
A igreja se destaca no cenário da cidade, localizada na Pça São Luiz de Gonzaga, 247, no centro de Cedral. As missas se realizam nos seguintes horários:
  • Dominical:  8h e 19h30.
  • Semanal: Sábado - Quinzenal às 18h. E normalmente às 19h.
  • Sextas Feiras às 19h. 
  • Comunidades Rurais: (Bairro Limeira - na 3ª quarta feira às 20:00hs.)
  • (Bairro das Palmeiras - 4ª quinta feira às 20:00hs.)  (Comunidade da Estância Botoluzzo na 3ª quarta-feira às 20:00hs. ) Comunidade do Trevo na 2ª quarta feira às 20:00hs. E Jardim Galente da cidade, Capela Santo expedito na 1ª quinta feira às 20:00hs.

Interior da igreja com altar principal ao fundo.

Escultura do Santo Patrono da igreja.

Interior da igreja, vista da saída principal. 

Referências:
CAVALHEIRO Abílio Abrunhosa; LAURITO, Paulo. Álbum Ilustrado da Comarca de Rio Preto. São Paulo: Duprat Mayença, 1927-1929.
MANGINI, João. Cedral: lembranças de um tempo.São José do Rio Preto: (?), 1997.
PEROZIM, José Roberto. As raízes do cedro. : história, nascimento e evolução da cidade. Americana: Edições Burity, 2000.  
Bispado de São José do Rio Preto [online] http://www.bispado.org.br/aspx/Paroquias.aspx?c=325 Acesso 10/01/2015. 
Fotos recentes: Alexandre de Freitas (2015).
Foto antiga: Álbum da Comarca de Rio Preto (1927-1929).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...